Dúvidas Frequentes

 

DÚVIDAS FREQUENTES

Confira as principais dúvidas sobre o exame toxicológico, forma de coleta e demais procedimentos.

 

A EMPRESA PRECISA ESPERAR O RESULTADO DO EXAME PARA FAZER A ADMISSÃO?

É o mais indicado, porém não é necessário. Cada empresa tem uma política para as contratações, dessa forma, fica a critério da empresa admitir o colaborador antes de sair o resultado dos exames. Vale lembrar que a legislação obriga a empresa a informar os dados do exame toxicológico dentro do processo de admissão do profissional.

COMO A EMPRESA PODE COMPRAR O EXAME?

Nós oferecemos duas formas, nos quais são:

  1. Comprar direto pelo site, realizando o pagamento através de cartão de crédito ou boleto bancário;
  2. Através de faturamento, podendo a empresa ter até 40 dias para pagar.

Caso a empresa tenha interesse em realizar o faturamento desses exames toxicológicos, ligue na Central de Relacionamento através do número 0800 777 8547 para verificar a viabilidade.

O QUE É O PORTAL EMPRESA E PARA QUE SERVE?

Quando uma empresa adquiri nossos exames ela recebe acesso ao portal para fazer a gestão dos exames toxicológicos, tudo de forma online, inclusive vai gerar os vale-exames, consultar os exames solicitados, fazer a gestão financeira e ainda diversos indicadores estratégicos.

O QUE EU FAÇO DEPOIS DA COMPRA?

Acesse seu Portal Empresa com o login e senha recebidos e gere o vale-exame selecionando uma unidade de coleta, após finalizar faça a impressão ou envie o vale-exame para o motorista, para que apresente ao Posto de Coleta.

QUANDO A NOTA FISCAL FICA DISPONÍVEL? COMO A RETIRO?

A Nota fiscal fica disponível de três formas:

  1. Se você adquiriu o exame toxicológico online, mediante pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário, você poderá consultar no Portal Empresa;
  2. Se você adquiriu o exame toxicológico por intermédio de faturamento, será encaminhado no e-mail do responsável pela empresa o demonstrativo financeiro, boleto e Nota Fiscal;
  3. Se você adquiriu em alguma das unidades de coleta, você precisa entrar em contato com ela e solicitar a nota fiscal .

POSSO UTILIZAR O VALE-EXAME DE FUNCIONÁRIO QUE NÃO REALIZOU A COLETA PARA OUTRO FUNCIONÁRIO? POSSO TROCAR A UNIDADE DE COLETA APÓS EFETUAR A COMPRA?

Pode sim! Entre no Portal Empresa, pesquise o vale exame toxicológico do funcionário e realize o bloqueio. Após realizado os passos mencionados anteriormente, o vale exame toxicológico ficará novamente disponível para uso.

QUAL A PREVISÃO DE LIBERAÇÃO DE RESULTADO DO EXAME TOXICOLÓGICO?

No Portal Empresa você consegue acompanhar todo o processo do exame, inclusive a data prevista de liberação de resultado, que é contada a partir do recebimento da amostra pelo LABORATÓRIO SODRÉ.

COMO SABER SE VOCÊS FAZEM EXAME PARA O MEU CONCURSO?

Nós atendemos centenas de editais de concurso público, você pode buscar o edital direto em nosso site clicando aqui, ou ligar na Central 0800 777 8547.

O EXAME PARA CONCURSO PÚBLICO TEM VALIDADE?

Não, o Laboratório Sodré não estipula validade para esses laudos, a não ser que o órgão solicitante ou edital de concurso estipule um prazo de vigência ou validade.

COMO SOLICITO O LAUDO IMPRESSO?

Não se preocupe, se o edital de concurso solicitar o laudo impresso lacrado nós enviamos para o endereço da unidade de coleta para você retirar lá.

O ENVIO DO LAUDO IMPRESSO É COBRADO?

Esse envio é único e somente será realizado se o edital do concurso solicitar, não terá custo adicional ao candidato/doador. Contudo, caso não haja obrigatoriedade em edital, poderá o candidato/doador realizar a solicitação através da central de relacionamento do LABORATÓRIO SODRÉ, no qual terá custo adicional.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO OBRIGATÓRIOS APRESENTAR NO ATO DA COLETA?

Além de apresentar uma cópia da CNH ou RG e CPF no dia da coleta, é obrigatório enviar o Termo de Conhecimento do Prazo de Entrega do Exame Concurso Público e Cadeia de Custódia, ambos emitidos no ato da coleta, e devem ser enviados impressos, preenchidos e assinados. Todos os documentos mencionados deverão ser encaminhados ao LABORATÓRIO SODRÉ.

SOU MENOR DE IDADE, POSSO FAZER O EXAME TOXICOLÓGICO PARA CONCURSO PÚBLICO?

Sim. No dia da coleta você precisa ir até a unidade de coleta acompanhado de seu Responsável Legal. Será necessário apresentar os seguintes documentos:

  1. RG e CPF do doador (você) e do responsável legal (RG e CPF ou CNH);
  2. Termo de Autorização de Exame com Menor de Idade, assinado por seu Responsável Legal;
  3. Termo de Conhecimento do Prazo de Entrega do Exame Concurso Público;
  4. Cadeia de Custódia.

O QUE É O EXAME PARTICULAR?

É um exame para você testar o consumo de substâncias psicoativos no organismo, não possuindo validade jurídica.

POSSO FAZER O EXAME TOXICOLÓGICO NO MEU FILHO, MENOR DE IDADE?

Sim. No dia da coleta você (responsável legal) precisa ir até a unidade de coleta acompanhando o seu filho, menor de idade (doador). Será necessário apresentar os seguintes documentos:

  1. RG e CPF do doador (seu filho);
  2. RG e CPF ou CNH do responsável legal (você);
  3. Termo de Autorização de Exame com Menor de Idade (seu filho), assinado pelo Responsável Legal (você);
  4. Cadeia de Custódia.

O EXAME PARTICULAR TEM ALGUMA VALIDADE?

Somente para fins de comprovação de consumo substâncias psicoativas, e sem validade jurídica, não podendo ser utilizado para fins de atendimento de renovação, mudança de categoria, ou periódico da CNH, para fins CLT, e Concurso Público.

TEM COMO FAZER EXAME TOXICOLÓGICO PARA FINS JUDICIAIS?

Sim, temos o exame toxicológico destinado para fins judiciais, normalmente solicitado para guarda de crianças, vara da família, investigações criminais.

ESSES EXAMES PARTICULAR TEM VALIDADE?

Não, o Laboratório Sodré não estipula validade para esses laudos, a não ser que o órgão que solicite estipule um prazo de vigência.

O EXAME TOXICOLÓGICO É ENVIADO AO DETRAN/SENATRAN?

Assim que realizado o processo de coleta, o LABORATÓRIO SODRÉ, realiza a comunicação de coleta do exame toxicológico ao SENATRAN, através do sistema RENACH. Após resultado liberado, é enviado automaticamente para o sistema RENACH.

QUANDO DEVO REALIZAR O EXAME TOXICOLÓGICO PARA CNH?

O Exame Toxicológico deverá ser realizado pelos condutores das categorias C, D e E, nas seguintes hipóteses:

  1. Adição de categoria;
  2. Mudança de categorias;
  3. Renovação de CNH;
  4. Periódico.

É indicado que o condutor/doador realize a coleta do exame toxicológico com antecedência da data de vencimento constante em sua CNH DIGITAL, evitando possíveis penalidades.

QUAIS SUBSTÂNCIAS (DROGAS) SÃO ANALISADAS?

Será realizado conforme a legislação vigente da época da realização exame toxicológico.

QUAL O PRAZO DE VALIDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO PARA MOTORISTAS?

O prazo de validade do exame toxicológico é contado a partir da data coleta, para as finalidades CNH e CLT sâo de 90 dias, e para as finalidades Concurso Público e Particular não é definido um prazo de validade, a menos que no Edital do Concurso esteja especificado.

PRECISO REALIZAR O EXAME TOXICOLÓGICO PERIÓDICO?

O exame toxicológico periódico é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E. Esse exame deverá ser realizado conforme validade/exigência constante em sua CNH DIGITAL.

POR QUE ESTOU BLOQUEADO NO DETRAN?

Se o resultado do exame for positivo para alguma substância, acarretará o bloqueio do doador para qualquer procedimento administrativo (habilitação/renovação/mudança de categoria e periódico). Assim, o doador deverá aguardar um período de 90 (noventa) dias ou realizar novo exame toxicológico a qualquer momento, obtendo resultado negativo para ser liberado da suspensão.

O QUE É RENACH?

RENACH é o Registro Nacional de Condutores Habilitados. É um grande banco de dados que registra toda a vida do condutor, desde o início com a solicitação até a retirada da habilitação, controlando as mudanças de categoria, imposições de penalidades, suspensões do direito de dirigir e ainda mudança de domicílio e transferência de estado. O RENACH controla ainda a emissão da CNH e da PID – Permissão Internacional para Dirigir, que é o documento necessário para que um brasileiro possa dirigir no exterior (nos países signatários da Convenção de Viena). O RENACH possui uma arquitetura de bases distribuídas, composto de uma base nacional (SENATRAN) e das bases estaduais (DETRAN). Todas estas bases estão integradas e em comunicação constante.

O QUE É O EXAME TOXICOLÓGICO?

É o exame que identifica uso/abuso de substâncias psicoativas em amostras de Cabelo ou Pelo Corporal, é feita uma análise capaz de detectar esse uso em um período retroativo, com período mínimo de 90 dias, por isso que é chamado de exame de larga janela de detecção.

QUAL PERÍODO É ANALISADO NO EXAME?

Para CNH e CLT, no mínimo 90 dias retroativos, exigido por lei. Para Concurso Público, varia de acordo com o que se pede no edital e/ou solicitado pelo candidato na Cadeia de Custódia. Porém, para ambas as finalidades, o período pode estender por até um ano dependendo da amostra fornecida. Quando a amostra coletada for pelo corporal, o período será relativamente maior.

COMO AS SUBSTÂNCIAS SÃO DETECTADAS?

O cabelo cresce a uma taxa razoavelmente constante de um centímetro por mês, analisando esse segmento é possível obter um perfil integrado do uso de substâncias ao longo do período abrangido. Demora aproximadamente 5 dias para que o cabelo cresça da raiz acima do couro cabeludo e, portanto, estar disponível para a detecção. À medida que o cabelo cresce e novas doses são ingeridas, o cabelo passa a funcionar como uma caixa-preta, registrando a história de consumo (ou abstinência) de substâncias psicoativas. Este atributo faz com que o principal benefício da análise de cabelo seja mostrar uma tendência do hábito de uso de substâncias psicoativas.

POR QUE O EXAME É REALIZADO COM CABELO OU PELO?

O principal motivo é a analisar um longo período consumo de substâncias psicoativas, no caso de Cabelo e Pelos Corporais a detecção pode ser de meses, diferente de outros exames toxicológicos como em saliva que detecta em média 72 horas retroativas, urina em média detecta os últimos 5 dias e sangue que identifica as substâncias consumidas nas últimas horas, em alguns casos até um dia, no máximo. Outro motivo é o procedimento de coleta não invasivo e com materiais descartáveis, além de todo o procedimento de coleta ser rastreável e seguro na presença do doador.

O QUE É OCORRÊNCIA?

Quando é identificado no exame uma inconsistência no processo do exame toxicológico, no qual o doador será notificado a retornar à unidade de coleta para resolver a pendência o mais rápido possível, enquanto o exame está em ocorrência ele não será analisado, por isso acompanhe a rastreabilidade de seu exame de forma online.

POSSO CANCELAR O MEU EXAME?

Para verificar a possibilidade de cancelamento, o doador deverá consultar em seu acesso o Termo e Condições Gerais Referente a Prestação de Serviços de Análises de Exame Toxicológico.

COMO EU FAÇO O CANCELAMENTO DO EXAME?

Você precisa ligar para nossa Central 0800 777 8547 e solicitar o cancelamento.

COMO FAÇO PARA SOLICITAR A CONTRAPROVA?

Você precisa voltar na unidade de coleta e solicitar por lá, será necessário preencher e assinar o requerimento, só depois de enviado sua solicitação será aceita.

POSSO CONFIAR NO LABORATÓRIO SODRÉ?

Sim, com certeza, o Laboratório Sodré segue um rigoroso processo de análise e de certificação para realizar os exames, a metodologia de análise é testada e confirmada pelos órgãos nacionais e internacionais, além de ser acreditado pelo INMETRO na ISO/IEC 17025, no CAP – Colégio Americano de Patologia e nos órgãos de controle e de análises laboratoriais nacionais o Sodré é credenciado ao SENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito e realizamos mais de 1 milhão de análises.

O QUE GARANTE QUE O EXAME É CORRETO?

Os padrões rigorosos de testagem e a validação dos métodos de análise feito por órgãos nacionais que garantem a padronização e qualidade dos serviços prestados, além de ser reconhecido internacionalmente pelas certificações obtidas.

COMPREI O EXAME E NÃO LEMBRO O ENDEREÇO DO LABORATÓRIO, O QUE EU FAÇO?

Simples, ligue na Central 0800 777 8547 ou clique aqui e consulta seu vale-exame.

FUI ATÉ A UNIDADE DE COLETA, MAS ESTAVA FECHADA OU NÃO COLETOU. O QUE EU FAÇO?

Simples, ligue na Central 0800 777 8547 para informar sobre sua situação. Se a unidade de coleta não quiz coletar você também pode responder nossa pesquisa de satisfação no site ou clicando aqui.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA A REALIZAÇÃO DA COLETA?

Você precisa apresentar sua CNH ou RG e CPF, se a compra do exame foi online você também precisa levar o vale-exame impresso.

COMO DEVO ME PREPARAR PARA A COLETA?

Não precisa se preocupar, não tem nenhuma preparação, essa coleta não é invasiva e é indolor. Precisa apenas ter amostra de Cabelo ou Pelo Corporal com o tamanho e quantidades mínimas. Mas, não extrapole na quantidade de gel, creme ou desodorante.

COMO É FEITA A COLETA?

Para realizar a coleta é necessário ter no mínimo 3,5 centímetros de Cabelo ou 1,0 centímetro de Pelo Corporal. Será coletado dois chumaços da mesma região do corpo (matriz), não podendo misturar. A preferência é para cabelo, axilas, tórax, braços, pernas e pubianos – nesta ordem. Não pode ser coletado pelos de áreas que você depilou recentemente. Caso não atenda essas exigências, infelizmente não será possível fazer o exame.

COMO É FEITO O EXAME E POR QUE DUAS AMOSTRAS?

A legislação garante ao doador o direito à contraprova, dessa forma é necessário que seja coletado material para preencher dois envelopes. O ENVELOPE A para análise da PROVA e o ENVELOPE B para análise da CONTRAPROVA.

NÃO TENHO CABELOS OU PELOS SUFICIENTE. O QUE FAÇO?

Para fazer esse exame você necessitará de cabelos ou pelos com quantidade e tamanhos mínimos para análise e caso não atinja a quantidade mínima suficiente, deverá aguardar o crescimento deles para realização de nova coleta.

O QUE NÃO INTERFERE NO RESULTADO DO EXAME TOXICOLÓGICO?

As tinturas, xampus, cremes, gel, spray, fixadores e processos químicos para alisamento não alteram o resultado do exame, porém, eles podem dificultar o processo de manuseio da amostra no laboratório, e se isso acontecer poderá ser necessário uma nova coleta.

O QUE É RECOLETA OU NOVA COLETA?

Quando sua primeira coleta gerou alguma inconsistência que impede ou invalida a análise, nós solicitamos que seja realizado um novo processo de coleta, no qual não haverá custos. O novo processo de coleta a ser realizada deverá coletar duas amostras da mesma região, sendo uma para o ENVELOPE A e outra para o ENVELOPE B.

COMO SABER SE O LAUDO ESTÁ PRONTO?

Acompanhe online o andamento da análise.

Após a coleta da amostra, será gerado um Protocolo de Coleta, no qual contém o login e senha para acessar o site para acompanhamento de seu exame toxicológico.

EU USO MEDICAMENTO. PODE DAR POSITIVO?

Depende de qual medicamento você utiliza, normalmente os medicamentos que podem ser detectados são prescritos com receita médica, por isso é muito importante você confirmar o nome do medicamento na coleta e levar junto o receituário médico.

EU USO MEDICAMENTO, MAS NÃO TENHO RECEITA. O QUE FAZER?

Infelizmente você precisa comprovar o uso devido e prescrito do medicamento controlado, sem comprovação não tem o que ser feito.

O QUE SIGNIFICA CONFIRMAÇÃO? ALTERA O PRAZO?

É um processo de reanálise da amostra, pode ser uma repetição, uma Restrição ou confirmação do resultado, serve para garantir o rigoroso padrão de qualidade, quando um exame estiver em confirmação o prazo de liberação do laudo poderá ser alterado, de acordo com a data informada em seu protocolo de coleta.

COMO COMPRAR OS EXAMES?

Você pode comprar online, clicando aqui, ou escolher uma unidade de coleta mais próxima e realizar a compra por lá.

QUAIS AS FORMAS DE PAGAMENTO?

Você pode pagar no boleto e no cartão de crédito à vista ou se preferir parcelar de acordo com as informações constantes no ato da compra.

COMO FAÇO O AGENDAMENTO DO EXAME?

Localize uma unidade de coleta mais próxima, você pode na homepage acessar a área “Pontos de Coleta Autorizados” e digitar a cidade, selecionar o laboratório e verifique se é necessário agendar um horário.

POSSO TROCAR A UNIDADE DE COLETA APÓS EFETUAR A COMPRA?

Sim, para isso entre em contato com a Central 0800 777 8547 que o orientamos.

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